PARIQUERA-AÇU



O Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, em Pariquera Açu, teve início em 1987 com o professor Fábio Deveras dos Santos que ministrou as atividades até 1989. A partir desta data a capoeira foi comandada Joan Aparecido Santos de Oliveira.


Treinos
Professor Antony
Terça-feira e Quinta -Feira
Local: Guaricana Club
Horário: 20hs às 22hs
SÁBADO
Local: Guaricana Club
Horário: às 17hs.







INFORMAÇÕES SOBRE O MUNICÍPIO
Desde o século XVI, exploradores vindos de Cananéia e Iguape abriam trilhas na mata para atingir a região de Xiririca, atual município de Eldorado, em busca do ouro do vale do Ribeira.Por volta de 1860, um projeto do governo provincial, que previa a doação de terras para colonos, atraiu para a região imigrantes poloneses, italianos, húngaros, suíços e alemães, que deram origem à Colônia Pariquera-Açu, comunidade essencialmente agrícola de modelo europeu.
Em 11 de fevereiro de 1935, foi criado o distrito de Pariquera-Açu do município de Jacupiranga, que adquiriu autonomia política em 30 de dezembro de 1953, com território desmembrado dos municípios de Jacupiranga, Iguape e Registro.

Significado do Nome
Vários pousos foram surgindo ao longo dos caminhos, como a Pousada de Guaricana, nome de uma palmeira abundante na região, construída nas margens do rio Pariquera-Açu, que em tupi-guarani, significa “cercado dos peixes grandes”, e ao lado desses caminhos foi se formando um povoado.


COMO CHEGAR:
Localização:
Litoral Sul Paulista
Limites:
Jacupiranga, Registro, Iguape, Cananéia.
Acesso Rodoviário:
SP-222 - SP-226 - BR 116
Distância da Capital:220 km


Principais Pontos Turísticos


Casa de Pedra
Um dos potenciais turísticos do município, a Casa de Pedra foi construída em 1.905 pelo imigrante alemão Rodolpho Harzer, no estilo europeu, próxima à montanhas, matas deslumbrantes e cachoeiras.










Parque Estadual Campina do Encantado
O Núcleo de Visitação Campina do Encantado possibilitará o inicio da Visitação ao parque, com sala de audiovisual para cursos e outros eventos ambientais, alojamento para pesquisadores e técnicos.










INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU
Telefones: (13) 3856-1154 / 1283
         http://www.ferias.tur.br/informacoes/9457/pariquera-acu-sp.html

INFORMAÇÕES AO TURISTAS
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO
Intersul Transportes e Turismo
R Quinze de Novembro - Centro
Pariquera-Açu, SP | CEP: 11930-000
Telefone; (13) 3856-1070