Maracatu "Princesa do Litoral"



Quem somos?
O ‘Maracatu Princesa do Litoral’ foi criado no dia 1 de dezembro de 2008 quando dois amigos resolveram fazer um “batuque” com suas alfaias na baixada do Mercado de Iguape. Com o passar do tempo,  os amigos foram contemplados com uma ‘caixa de guerra’, instrumento de uso no maracatu, e logo em seguida conseguiram juntar duas ‘cabaças’ e dois ‘xequerês’.
 Todo sábado, na baixada do mercado, eram realizadas duas horas de ‘batuqueira’, e depois de alguns encontros, amigos, conhecidos, e adeptos da arte, se juntaram aos amigos e fizeram que uma simples brincadeira se torna-se tradição cultural. A partir daí instrumentos foram comprados e tempo foi investido para que o grupo pudesse crescer e melhorar.
Hoje, o ‘Maracatu Princesa do Litoral’ realiza ensaios durante os dias da  semana  no Centro de Eventos de Iguape e aos finais de semana em algum ponto cultural da cidade.
Como somos?
O Maracatu Princesa do Litoral usa cânticos dizendo sobre a cidade de Iguape, sobre a beleza, a cultura, pontos turísticos, a pesca, história e toda riqueza existente. O grupo inova abranger a tradição, se apropriando da mistura brasileira através de instrumentos, cânticos, quadras e corridos. A cultura é evidenciada e aliada ao resgate das origens com o objetivo de desenvolver o conhecimento do maracatu em todas as classes sociais. As atividades são abertas a todo tipo de publico que queiram participar, ciente em respeitar toda cultura.
Nosso Nome
‘Maracatu Princesa do Litoral’ será o maracatu de baque Iguapense.
O grupo possui esse nome, pois, historicamente e culturalmente a cidade de Iguape tem o apelido de ‘Princesa do Litoral’, e por isso batizamos o grupo de ‘Maracatu de Baque Iguapense – Maracatu Princesa do Litoral’.